A tradição está por um fio, mas enquanto há vida há esperança. Mais de 4 decadas se passaram sem que eu participasse de uma ladainha cantada em latim. É, latim com pronuncia popular. Pra reacender a chama bruxuleante que existe em meu coração de menino irituiense aproveitei o dia de Santo Antonio e convidei o quarteto formado por Orestes Carvalho dos Reis, o Roliço, 73 anos, 43 de ladainha - capitulante ou 1ª voz; Sinésio Reis de Assunção, 56 anos, 45 de participação nas folias de São Benedito e ladainhas - 2ª voz; Manoel Fernandes Cordeiro, o Coroca, 74 anos, mais de 50 de folia e atividades culturais - Baixo; Pedro Adriano da Silva Cunha, 58 anos, desde menino acompanhante da equipe de São Benedito - Contralto. Os quatro encontraram-se em minha residencia e alegraram a noite com a maviosidade da ladainha de Nossa Senhora em honra a Santo Antonio. Foram 20 minutos da mais genuina vida Irituiense. Pra completar a noite foi servido um mingau de milho com o tempero de Dona Amelia, minha mãe, que deixou de herança a nora o dom da culinária. Enquanto rezavamos e saboreavamos o mingau a fogueira crepitava na rua, testemunha quente de que os costumes de nossa gente subsistem e que basta um toque para que venham a superficie e retomem o viço.
Está agendado para 28 de julho a folia de São Benedito e novamente a ladainha e dia 15 de setembro a folia da Trindade. São dois eventos familiares que hão de resgatar os bons costumes da minha gente.
Irituia merece ter seus valores resgatados.
Um comentário:
lindo paisinho!! o entusiasmo com o qual o senhor narra sobre a ladainha e as atividades q vcs estao resgatando , fiko muito feliz por vcs meus amados ...queria tanto participar...mas, creiam q meu coraçao esta com vcs em todos os momentos... alegres como esses...beijoss!!!
Postar um comentário