sexta-feira, 1 de junho de 2012

Faz muit tempo que não participava de uma cerimonia de tão eloquente significado. Ontem a noite na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade revivi os anos de minha e infancia e adolescencia: a coroação de \nossa Senhora. O significado do ato é muito profundo. Hoje conversei com uma irmã nossa que tambem me relatou o profundo sentimento que a envolveu na cerimonia de Capitão Poço. São fatos que revelam a genuina religiosidade do povo catolico. Um fato relevante na coroação em Irituia foi a representação feita pelas crianças e adolescentes das aparições da Virgem em Fatima e em Aparecida. Uma coisa me cha,ou a atenção: os canticos não falaram da grandeza de Maria. No meu tempo a gente cantava as musicas que se referiam a Ela, aos feitos da ação divina em sua vida; das suas virtudes e beleza. Também fiquei atento pro canto que as crianças/anjos entoaram: cada anjo entoou um verso da ladainha onde Maria é louvada como Rainha, dos cirstãos, dos martires, apostolos, do Ceu e da Terra.
Só vivendo a experiencia que vivi pra perceber o quanto de riqueza contém a cerimonia da coroação. O ambiente do templo, a acustica, a imagem, algumas pessoas mais antigas e mesmo as mais novas com a mesma atenção e carinho expressos no canto, no gestual, curiosidade. Tudo finalizando num sonoro, entusiasta aplauso e vivas a Mãe de Jesus e nossa. Ah! É demais simples, complexo, profundo e divino. Tenho razões de ser assim, tão apegado a minha origem. Viva Irituia!!!!!!!! e sua religiosidade!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

que lindo paisinho ai q vontade de participar tbm...